Foi o caso deste Workshop - "Criatividade anti-impossíveis" criado para um grupo de idades, formações e características muito variadas, a pedido de uma colega-amigo, o psicólogo Carlos Oliveira, a desenvolver um extraordinário trabalho na área da intervenção comunitária e do Teatro do Oprimido em Guimarães.
O resumo e perspetiva sobre este dia ficou registado nas palavras de uma das participantes, a interessada Ana Costa, uma jovem de 17 anos com vontade de fazer acontecer. Aqui fica:
"No passado dia 19 de Março'16, na Casa do Povo de Fermentões realizou-se um workshop sobre Criatividade aplicada aos dias, com 14 pessoas presentes. O workshop teve a duração de 3h, entre as 15h e as 18h. Fizemos várias atividades para nos conhecermos, apresentando-nos de uma forma interativa. Tivemos a oportunidade de questionar o que quiséssemos e de alargar os nossos horizontes de tal maneira que a frase que ficou na cabeça da maior parte, se não de todas as pessoas foi, "Só é impossível até conhecer". E esta frase tão verdadeira veio de uma atividade simples e rápida em que se contou 2 histórias e daí tiramos as nossas conclusões do que foi preciso pra tal situação ter acontecido.
Ficámos mais convictos de que temos de lutar pelos nossos sonhos e de que, se ouvirmos um "não" só temos de tentar outra e outra vez. Não desistir é a chave para tornar o impossível, possível, e não é assim tão difícil quanto parece!"
Há registos que dizem tudo em poucas palavras, e atividades em que levamos material para contar e trazemos em dobro histórias para inspirar. Assim foi.