A Omibee, uma pequena empresa jovem e de gente jovem, decidiu fechar o ano a apostar na equipa, a dar-lhes um mindshake de 3 mais 3 horas e a reforçar o que têm de melhor: a Criatividade e as forças de cada um dentro da equipa.
Perguntam-me muitas vezes se as empresas pequenas também contratam os serviços da THINKING-BIG, e se é possível fazer as mesmas coisas que se fazem com as grandes. A resposta é esta e o resultado o que aqui descreve uma das fabulosas e energéticas participantes!
Parabéns, Omibee, pelo melhor presente de Natal que se pode dar aos colaboradores: Competências, Acreditar, Tempo de Equipa, de escuta e de crescer juntos!
"O estado de espírito no início da primeira sessão dividia-se entre curiosidade e incerteza, com uma certa dose de ceticismo à mistura. Afinal, aqui estávamos nós: um grupo de pessoas que trabalha numa agência web criativa, com capacidades para criar soluções e experiências inovadoras em equipa, prestes a receber formação sobre Criatividade e interações.
O nosso mindset foi sendo desafiado por um jogo de perguntas espontâneas, no qual a Edite procurou mostrar-nos a importância de sair da nossa zona de conforto e analisar a dinâmica de comunicação/interação da equipa.
1) é importante QUESTIONAR O ÓBVIO - perguntar “Por que não?” em vez de responder “Porque sim” é meio caminho andado para nos incentivar e instigar a criar algo,
2) devemos prestar mais atenção à expressão corporal de cada um para falar/ouvir e deixar falar/ser ouvido e
3) o sucesso de uma sessão de criatividade é condicionada pela capacidade de encontrar o equilíbrio entre o yin - divergir/criar opções e o yang - convergir/fazer escolhas.
Entre post-its coloridos, retratos improvisados e algumas confissões surpreendentes, a segunda parte da formação veio revelar facetas individuais mais ou menos conhecidas.
Expectativas superadas :)
Quero sobretudo destacar a energia contagiante, a leveza, a espontaneidade, a boa vibe e a dedicação da Edite, incentivando e motivando todos os participantes a tirar o máximo proveito destes dois dias intensivos de formação. Uma mindshaker no melhor sentido literal da palavra.
O caminho está agora aberto a estimular e organizar o nosso pensamento criativo e a nossa capacidade de interação e aplicá-los não só no trabalho, mas também no nosso dia-a-dia.
Obrigada, Edite, por nos contagiar com mais criatividade e otimismo. E obrigada a todos pela partilha."
FOLLOW-UP
Duas semanas depois do final do projeto, a empresa enviou o registo da aplicação direta de umas das técnicas utilizadas na formação. Em resposta ao "Mas.... E depois como é que as empresas aplicam o que se trabalha nas formações THINKING-BIG?", aqui vai um dos exemplos.
Assim! Com paredes mais cheias de cor e de ideias visíveis a todos!
OBRIGADA, equipa Omibee, pela magnífica energia de empresas pequenas a serem realmente GRANDES!